Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Contabilidade e Mitologia

Para simbolizar a Profissão Contábil, escolheu-se, há muito, o deus Mercúrio. De acordo com a mitologia romana ele que possuia asas nos pés que lhe dava estrondosa agilidade e carregava consigo um bastão de misteriosos poderes conhecido como Caduceu é o mensageiro dos deuses. Concretiza juntamente com o Caduceu a insígnia da profissão contábil, símbolo da vitalidade, da qualidade de um arauto e da eficácia, atribuído a quem iria realizar tarefas de confiança.

"Mercúrio, correspondendo a Hermes na mitologia grega,
deus da destreza e da habilidade, cultuado pelos comerciantes. Filho e mensageiro de Zeus. Ele era o deus dos viajantes, ladrões e do comércio, sendo também, a personificação da inteligência.
Mercúrio influenciou o nome de uma série de coisas em vários campos da ciência, tais como o planeta Mercúrio e o elemento Mercúrio.

O templo de Mercúrio no Ciro Máximo, entre os montes Aventino e Palatino, foi construído em 495 a. C. Esse era um local adequado para adorar um deus rápido do comércio e viagem, já que ele era um grande centro de comércio assim como uma pista de corrida. Já que ele ficava entre a fortaleza dos plebeus no Aventino e o centro patrício no Palatino, isso também enfatizava Mercúrio como um mediador.

Pelo fato de Mercúrio não ser uma das divindades antigas sobrevivendo no Império Romano, a ele não foi atribuído um sacerdote, mas ele tinha uma festividade maior em 15 de maio, a Mercuralia. Durante a Mercuralia, os mercadores aspergiam em suas cabeças a água da sua fonte sagrada próxima a Porta Capena."


Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário